segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

SEGUNDA E TERCEIRA AULA DE BATERA VIRTUAL...POR: RAFAEL MEDEIROS.

Olá galerinha, escrevo para vocês a segunda & terceira aula de batera virtual e grátis, como sempre comentamos por aquí na proposta anterior como já aviam lido.
Bem, o esqueminha aí na parte de cima chama-se nomeclatura da bateria ou chave musica, são termos criado para indentificar os símbolos que correspondem a cada instrumento de percussão que juntos formam a bateria, pois como sabemos uma bateria é um conjunto de tembores percussivos que juntos ganham o nome de bateria e são compostos por no mínimo: caixa, chimbal, ton 1, ton 2, surdo, bumbo, prato de ataque & preto de condução (em português).
A chave musical são os símbolos, estas linhas, quer dizer estas cinco (5) linhas pretas e (4) espaços em branco que vocês estão vizualizando são conhecidos como: PENTAGRAMA, PAUTA, PARTITURA (assunto para a próxima aula AULA 4).
No pentagrama da esquerda para a direita temos: a clave, o compasso e mais 18 símbolos que correspondem a peças da batera.
- Após o compasso 4/4 temos uma: caixa, aro de caixa, chimabal com o pé, chimbal com baquetas.
- Os próximos 5 símbolos não iremos usar por enquanto.
- Agora temos: TON 1, TON 2, TON 3, TON 4, SURDO 14 E SURDO 16.
- Os 2 últimos símbolos por enquanto nada!


MUITO FÁCIL DE IDENTIFICAR ISSO NA BATERA ABAIXO:


















As figuras musicais nos permitem especificar a duração do som. Na tabela abaixo podemos ver as figuras musicais, seus nomes e seus valores relativos:
Nota Nome Valor
Breve O dobro da Semibreve
Semibreve A metade da Breve
ou o dobro da Mínima
Mínima A metade da Semibreve
ou o dobro da Semínima
Semínima A metade da Mínima
ou o dobro da Colcheia
Colcheia A metade da Semínima
ou o dobro da Semicolcheia
Semicolcheia A metade da Colcheia
ou o dobro da Fusa
Fusa A metade da Semicolcheia
ou o dobro da Semifusa
Semifusa A metade da Fusa
Conforme podemos observar, cada figura dura o dobro do tempo da figura seguinte e metade do tempo da anterior. Por exemplo, neste pequeno fragmento musical podemos ouvir dois padrões rítmicos diferentes. O som mais agudo (um som de piano) é formado por 4 Semínimas e o som mais grave (um som de percussão) por 2 Mínimas. Como a duração de cada semínima é a metade de uma mínima, ouvimos duas semínimas para cada mínima.
Mas antes de podermos ler corretamente, temos que conhecer o conceito de compasso.
Nota: Quando escrevemos colcheias, semicolcheias, fusas e semifusas, costuma-se agrupar o colchete de todas as figuras que fazem parte de um tempo, para facilitar a leitura. Exemplos:
=
=

Partes da Figura Musical






SINGLE STROKE





















- Já neste esqueminha aí em cima do esquema do (single stroke) com as setas, percebemos a montagem, a preparação para a escrita musical, no nosso caso a escrita da batera.
Na ordem da esquerda para a diretita:
a) clave neutra (clave da bateria), b) compasso 4/4, c) Moderate (modo de velocidade), d) semínima, e) Tempo no metrônomo 120, f) ritornelo, g) pentagrama.

Este exercício é muito simples galerinha, é só colar o olho e tentar reproduzir e sacar as figuras que escreví em cima que correspondem a este exercício (single stroke) que é o segundo exercício dos 40 que iremos estiudar aquí (os 40 rudimentos da bateria).
É só vizualizar e tentar interpretar o que vocês estão vendo no exercício:
Aqueles números 3 do lado esquero e outro do lado direito: cada um tem 4 bolinhas pretas em baixo, de baixo de cada bolinha tem 8 letras, 4 em baixo de 4, certo?
R L R L que nada mais é que: direita (R), esquerda (L) em inglês. (estamos no Brasil).


- SINGLE STROKE FOUR EM PORTUGUÊS: TOQUE SIMPLES (toque único) FOUR: QUATRO.
Ou seja: quatro toques simples.









Ainda falta muito mais;
Nas próximas aulas desmistificaremos as intepretações das figuras.
Abraço nos corações de todos!
RAFAEL MEDEIROS.
                                          OMB-AM 3464/1937.

@AMAZONICAECO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ODEIO DEMOCRACIA, AMANTE DE CUBA, IRÃ E TUDO QUE ACABE COM A BOSTA DOS ESTADOS UNIDOS, POR TANTO; PODE COMENTAR A VONTADE, FALAR O QUE QUIZER, MAS SAIBA QUE NO MEU BLOG MANDO EU, E TUDO QUE FOR A MEU FAVOR É BEM VINDO O RESTO É PARA DARMOS RISOS!!!