segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

MÚSICO, MÚSICA....O QUE É ISSO??? ARTE OU PROFISSÃO???


Arte ou profissão? 

Essa é a grande confusão que temos de começar a desfazer para que o músico possa ser visto como um profissional.
Um artista não precisa ser profissional para fazer arte. Isso é uma verdade.
No caso da música temos muitos casos de compositores que não sabiam escrever música. Porém todos precisavam de um músico profissional que pudesse ouvir o que eles inventavam e escrever a partitura, para que o artista registrasse sua obra e fosse então possível publicá-la e outros pudessem tocá-la.
Isso também se aplica a músicos e cantores que não são profissionais, porém são artistas, eles precisam que alguém com conhecimento toque a música antes para que eles a ouçam e reproduzam.
Agora, o que seria um músico profissional?
Como definir?
Simples: o músico profissional não precisa ouvir a musica, ele é capaz de ler a partitura e tocar e, portanto pode ouvir uma música e logo escrevê-la. Claro é, que para isto tem de dominar a teoria e a técnica, da mesma forma que um neuro-cirurgião deve conhecer a fundo toda a teoria médica, dominar os intrumentos médicos e cirúrgicos e usar um mapa do cérebro do paciente, como o músico utiliza a partitura.
Seguindo esse raciocínio, qualquer um pode falar de um tratamento médico, assim como qualquer um pode cantar desafinado. Não existe nenhum dano nisso.
Mas não é qualquer um que canta afinado naturalmente e mesmo que o faça, para poder fazê-lo de forma profissional, ou seja, com total qualidade tem de saber mais, portanto estudar e praticar até atingir esse nível, novamente da mesma forma que o estudante de medicina tem de mostrar aos seus professores que está pronto para iniciar a prática e só depois dessa prática assistida chegará a ponto de poder fazê-lo profissionalmente.

A proposta de criação da OMB é clara, garantir dignidade ao músico seja profissional ou artista, tendo sido criada para esse fim a figura do músico prático, que dá a este o reconhecimento dos profissionais para exercer a profissão de forma legalizada, e ainda lhe oferece gratuitamente o conhecimento para tornar-se além de artista, profissional.
Só que isso infelizmente não passou da proposta, pois caiu a OMB, ainda no berço, nas mãos de um inescrupuloso que só se preocupou com seus interesses, jamais dedicando nenhum esforço para fazer avançar nem técnica nem socialmente a classe que ele deveria defender.
Contribuindo ao invés disso para o menosprezo do musico profissional, transformando o órgão criado para sua defesa e avanço num símbolo de opressão e corrupção, detestado por quase todos, entre músicos, artistas e empresários.
Tanto é assim, que nestes poucos meses da nova administração a quantidade de novas inscrições e o retorno de membros afastados é assombrosa.
O que se faz necessário é que os músicos compreendam a verdade do que ocorria, e ao invés de combater a solução, ajudem a melhorar o que poderia já ser muito bom.
Temos mais de 30 anos de atraso já que a ditadura para todas as outras classes terminou na década de 80 e na nossa acabou a menos de um ano.
Dentro da OMB, é que pode estar a semente para adquirirmos através do esclarecimento a dignidade que todo trabalhador merece.Quem sabe um dia teremos um músico eleito para a presidência do país? Na época em que o ditador da ordem dos músicos foi colocado no poder, o país não imaginava ser possível um metalúrgico ocupar esse cargo. Agora com a democracia reinstalada na OMB podemos aspirar a ter os direitos das outras classes.
Mas para isso é fundamental a adesão de todos, pois numa democracia só tem força o grupo e o nosso vai ter de aprender como se faz, pois a maior arma do poder bruto é manter desunidos aqueles a quem escraviza.
Só assim poderemos encontrar um dia, no quesito profissão num formulário de banco, a categoria músico, em vez de ouvir repetidamente quando perguntados sobre nossa profissão:
-Ah, você é músico, mas o que você realmente faz, em que trabalha de verdade?

Carlos Alberto Gelman

FAÇO MINHA AS PELAVRAS DO Sr GELMAN.

RAFAEL MEDEIROS.
OMB-AM 3464/1937.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ODEIO DEMOCRACIA, AMANTE DE CUBA, IRÃ E TUDO QUE ACABE COM A BOSTA DOS ESTADOS UNIDOS, POR TANTO; PODE COMENTAR A VONTADE, FALAR O QUE QUIZER, MAS SAIBA QUE NO MEU BLOG MANDO EU, E TUDO QUE FOR A MEU FAVOR É BEM VINDO O RESTO É PARA DARMOS RISOS!!!